BMC® aqui, lá, em todo lugar

O Programa Brasileiro Credenciado no método Body-Mind Centering® foi lançado em julho de 2009 no Brasil, sob coordenação de Adriana Almeida Pees, tornando-se o primeiro da América do Sul e oferecendo a formação para Educadores do Movimento Somático. A primeira turma de educadores se forma em 2014 e é seguida por novos formandos em 2015 e em 2016, advindos de diferentes estados brasileiros. A partir de 2020, o Programa Brasileiro passa a oferecer também a formação em Desenvolvimento do Movimento Infantil (IDME). A perspectiva é de num futuro próximo trazer para o Brasil também a formação para practitioner – o tipo de profissional habilitado para o atendimento de pacientes enquanto terapeuta corporal, a partir de um estudo aprofundado do BMC®, de abordagens de toque e de repadronização.

O Programa Brasileiro também apoiou a formação em 2016 do Programa Uruguaio, que passou a oferecer os primeiros módulos do SME no Uruguai. Em paralelo a cursos de curta duração oferecidos esporadicamente em outros países da América do Sul, forma-se aos poucos na região uma comunidade com pesquisadores da Argentina, do Chile, do Paraguai e da Venezuela, além do Brasil e do Uruguai.

Mundo afora, diversos programas ajudam a difundir o Body-MInd Centering® e ampliar essa comunidade. Existem hoje programas licenciados em diversos países, como Alemanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, entre outros. Desse modo, vem-se criando em diferentes países, regiões e ao redor do mundo uma comunidade BMC® permeada por pessoas de diversas áreas como fisioterapia, dança, teatro, psicologia e educação física.

Origem

bonnie__red_shawl_cropped__resized.jpg
Crédito: Divulgação Body-Mind Centering

Bonnie Bainbridge Cohen desenvolveu o Body-Mind Centering® a partir dos anos 1960, sendo a fundadora e a diretora educacional da School for Body-Mind Centering®. Por mais de 40 anos ela tem sido inovadora e líder em desenvolver esta abordagem corporal e integrada do movimento, toque e repadronização, anatomia corporalizada, princípios de desenvolvimento, e processos de percepção e psicológicos. Ela é a autora do livro “Sensing, Feeling and Action” (Sentir, Perceber e Agir).

Bonnie é terapeuta ocupacional e terapeuta do movimento registrada e formada em terapia do desenvolvimento neurológico, análise do movimento Laban e perfis do movimento Kestenberg. Atuou como terapeuta ocupacional e lecionou em hospitais universitários, ajudou a fundar uma escola de terapia ocupacional e física para o governo de Tokyo, realizou trabalhos corporais e de movimento em ambientes psiquiátricos, lecionou no programa de pós-graduação de dança no Antioch New England College, lecionou no Hunter College e no Erick Hawkins School of Dance em Nova Iorque e realizou workshops pelos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Vídeo:

“A filosofia do BMC® e a corporalização, com Bonnie Bainbridge Cohen”

Obs: ative a legenda e a tradução simultânea para o português nas configurações do vídeo direto no youtube.

%d blogueiros gostam disto: